Atividade física é fundamental para a saúde de seu amiguinho


O  exercício é fundamental para a saúde, no caso de nossos amigos de estimação essa afirmativa não é diferente. Em geral, eles precisam de espaço para brincar e, assim, ativar sua musculatura. Quando selvagens, cães e gatos, praticam exercício constantemente, pois eles precisam estar em movimento para caçar e, para não serem caçados. Ou seja, é uma questão de sobrevivência.

No caso dos animais domésticos, o estilo de vida é bem diferente. Muitas vezes, o único exercício que eles realizam é a caminhada diária que fazem com seus donos. Mas, como já foi dito, o exercício é essencial para manter o seu animal saudável se praticado com regularidade, o animal fica com os músculos vigorosos, estimulando assim, os tecidos do corpo e melhorando a circulação. Com isso, os vasos sanguíneos dilatam e a pressão sanguínea aumenta o que provoca uma melhor oxigenação dos tecidos e ajuda a limpar as células de toxinas.

Em geral, quase todos os cães precisam de meia hora ou mais de exercício diário, dependendo da energia de cada cão. No caso de seu animal ter uma idade mais avançada ou algum problema cardíaco, a atividade deve ser leve ou moderada, recomenda-se apenas um passeio calmo e curto. O tipo de exercício que escolher vai depender da idade, estado de saúde do seu animal e do seu próprio estilo de vida. Tudo é uma questão de adaptação. Em qualquer caso é importante ter um acompanhamento do Médico Veterinário do seu amiguinho.

Já os amigos felinos, não possuem predisposição para acompanhar as atividades mais violentas ou estressantes como corridas ou jogos. Mas, eles apreciam muito uma brincadeira, mesmo sem intervenção do dono os gatos fazem o seu próprio exercício. Tenha sempre brinquedos e um poste ou placa apropriada para ele arranhar, as unhas dos gatos são fundamentais para o seu exercício. Em relação a isso, é importante saber que não se deve retirar as garras de um gato, pois além de ser cruel e doloroso, impede o animal de as usar para se esticar e espreguiçar.

Atualmente, existem muitos brinquedos que podem ajudar na atividades de seu amigo de estimação (cão ou gato). As lojas especializadas possuem uma variedade imensa de produtos para auxiliar nas brincadeiras. Mas é importante ficar atento com algumas brincadeiras, nunca utilize a sua mão como brinquedo, pois isto pode ensinar o pet de que não há mal nenhum em morder ou arranhar. É importante certificar-se que os brinquedos são seguros para mastigar e morder e que ele não os engolirá facilmente.

Além disso certifique-se de  que o pet possui sempre água fresca à disposição (nas caminhadas deve-se levar um cantil). Procure fazer isso de manhã cedo ou ao final do dia , evitando os horários de  temperaturas extremas  para brincadeiras ao ar livre.. Tenha cuidado com o tipo de pavimento onde vai correr com o seu cão (asfalto quente ou cimento) pois podem machucar as almofadinhas das patas. Se notar que ele tem dificuldades em respirar, deve-se ter cautela e procurar a orientação do médico veterinário sobre a intensidade adequada de exercício para seu pet.

Estimule sempre as brincadeiras e exercícios,  faça seu pet mais feliz!!!

2 responses to this post.

  1. Posted by elaine on 31 de janeiro de 2012 at 10:34

    gostaria de saber os valres das femeas da raça bichon

    obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: