Inverno x Pets

Cuidados com nossos pets no inverno


Com a diminuição das temperaturas não apenas nós, seres humanos, sofremos com o frio. Os animais que mais sofrem são os de pêlo curto. Alguns raças de cães como São Bernardo, Malamute do Alaska, Husky Siberiano, entre outras sofrem menos com as baixas temperaturas, pois possuem sub-pêlo e uma maior camada de gordura na pele.


Nos dias mais frios precisamos redobrar nossos cuidados com nossos animais de estimação, o ideal é que permaneçam dentro de casa, ou em locais abrigados dos ventos e da friagem. Assim os riscos deles pegarem doenças ou se machucarem é reduzido, os bichanos costumam procurar “esconderijos” para fugirem do frio, e nem sempre estes locais são apropriados e alguns podem se tornar perigosos.


Caso seu bichano tenha o hábito de fazer passeios pela vizinhança, os riscos podem aumentar. Longe de casa eles podem procurar abrigos que podem ter vários perigos, pois nestes cantinhos podem ter várias bactérias, vermes, pulgas, carrapatos, aranhas, e até animais de rua que podem brigar por seu território. 


No inverno o olfato dos animais sofre uma diminuição na sensibilidade, e com isso muitos animais se perdem por não sentirem os cheiros do caminho de volta ao lar.


Acidentes domésticos também são bem comuns nesta época do ano, por isso é bom ficar atento.

* Se der banho em casa, cuidado com a temperatura da água, se estiver muito quente pode provocar queimadura. O ideal é esperar por dias mais quentes para os banhos. Se preferir leve seu pet a um Pet Shop pois os profissionais saberão a temperatura certa da água e cuidarão da secagem dos pêlos de maneira correta.

* Cuidado ao ligar o carro. Muitos animais procuram abrigo próximo ou dentro de veículosa, os cães costumam deitar embaixo e os gatos costumam entrar no capô, para se aquecer no motor. Para evitar acidentes, observe se não há um dorminhoco embaixo do carro ou no motor, vale dar umas batidinhas no capô e esperar para ver se nenhum bichano sai de lá.

* Existem vacinas para gripe e tosses dos pets. Procure o médico veterinário de sua confiança e se informe para prevenir essas doenças que sao mais comuns em temperaturas baixas.


* Procure deixar seu pet aquecido, seja dentro ou fora de casa, caso ele durma no quintal se preocupe que ele tenha uma casinha bem fechada e ofereça cobertores para ajudar nas noites mais frias.

* Roupas para pets também são válidas, mas apenas quando eles se adaptam bem ao vesti-las e se sentir confortável. Muitos animais sofrem com roupinhas apertadas, que pinicam ou os limitam de seus movimentos. Lembre-se de que eles já possuem pêlos e o frio que nós sentimos pode não ter a mesma intensidade para nossos pequeninos. Vale lembrar que existe uma infinidade de modelitos no mercado, para todos os gostos dos donos, e alguns podem ser muito lindos e fofos para você, mas odioso por seu pet.

Filhotes e idosos merecem atenção especial


Todos os filhotes, até os dois meses de idade, não possuem uma capacidade eficiente de mantêr a temperatura corporal, e por isso devem ser mantidos em locais abrigados dos ventos e temperaturas baixas, deve-se oferecer caminha e cobertores para ajudar a mantê-lo aquecido. O mesmo serve para nossos pets idosos. 

Se houver sinais de coriza, espirros, tosses, sintomas aparentes de dor, dificuldade de locomoção e de se levantar pela manhã, agressividade ou sensibilidade ao toque procure o médico veterinário de sua confiança. Afinal quanto antes for diagnosticado o problema de saúde mais rápida será a solução.

Existem muitos cães e gatos abrigados em ongs de proteção animal, e eles também sofrem muito nos dias e noites de temperaturas baixas. Ajuda é sempre muito bem vinda, você pode doar roupinhas, caminhas e cobertores que seu pet não usa mais. Procure uma ong em sua cidade.

Patrícia – Green Day Kennel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: